quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A TECNOLOGIA EDUCACIONAL: O PAPEL DO DOCENTE E DO DISCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

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A Tecnologia Educacional

     Os recursos tecnológicos, usados como ferramenta para aprimorar o ensino, remetem ao desenvolvimento social, educativo e cultural de um país.
     Incorpora-los aos processos pedagógicos é o que podemos chamar de informática educacional. O computador trás o mundo cheio de possibilidades pela internet que, bem utilizada, pode facilitar demais o aprendizado de qualquer conteúdo. A internet pode levar o aluno a lugares onde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas, ilustrações de mapas, países, vídeos sobre o passado e até sobre o futuro.
     Essa dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O docente tem papel fundamental, porque orienta e intermedia o processo educacional.
     O discente pode avançar para jogos educativos, uso de softwares educacionais, redes sociais específicas, salas de aula virtuais. Em escalas superiores, é possível falar em cursos à distância (EAD). Não falta opção quando falamos em tecnologias educacionais. Com elas, a curiosidade é aguçada e os caminhos ficam bem mais acessíveis.
     As ferramentas Web 2.0, como as redes sociais, possibilitam diversas oportunidades para a criação de um ambiente de aprendizagem efetivo, eficaz e envolvente. A inovação, a colaboração, a interação, a partilha, a pro-actividade, a participação, o pensamento crítico e reflexivo, são algumas das palavras-chave da utilização da Web 2.0 em contexto educativo.

  •  O docente no Ensino Superior: o uso de novas tecnologias na autonomia do discente.

      Pensar à docência requer reflexões profundas, uma vez que é um processo complexo que pressupõe uma compreensão da realidade, frente às suas múltiplas relações no conjunto organizacional das Instituições de Ensino Superior e na assimilação dialógica do fazer docente, considerando a grande evolução da tecnologia quanto aos benefícios e importância do seu uso no processo de ensino-aprendizagem e a contribuição da tecnologia ao desenvolvimento da autonomia discente. Assim, torna-se imprescindível a necessidade de conscientizar educadores acerca da importante associação das tecnológicas na construção da autonomia do aluno, e sua oportunidade de desenvolvimento da qualificação no mercado de trabalho.
  
 
 

  •  A visão dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem a distância.

       Estudos apontam que o Brasil investe cada vez mais nessa modalidade de ensino, propiciando para muitas pessoas a formação de qualidade. Porém, ainda existe um preconceito quanto a essa modalidade, visto que também existem cursos presenciais ruins e a falta de informações sobre o funcionamento dos cursos oferecidos a Distância.
       O crescimento e respeito que essa forma de ensino vem conquistando é perceptível e logo se tornará respeitada e reconhecida.
       Para que o processo de ensino e aprendizagem a distância ocorra não é preciso apenas tecnologia, mas sim todo o apoio e suporte didático-pedagógico necessário para qualquer modalidade de ensino.

 
 
 
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2 comentários:

  1. Olá querida!!
    senti sua falta no nosso encontro presencial. Conversamos sobre os blogs e vejo que você começou, mas ainda falta muito mais para esta página ser sua de fato. Falta sua marca, sua criatividade e sua vontade de aprender mais.

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  2. Boa noite Profª Rita!
    Senti muito por não poder ter ido ao encontro presencial.
    Dediquei-me bastante na confecção do meu blog e acho que agora ele está completo. Foi um esforço bem grande, pois nunca havia trabalhado com essa ferramenta.
    Sei também que aprendi muito, mas ainda posso explorar sempre mais essa tecnologia.
    Obrigada pela sua atenção.

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