terça-feira, 22 de novembro de 2016

EFICIÊNCIA METODOLÓGICA

 
 
 
 
 
·       FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: MAPAS MENTAIS
 
         Os mapas mentais são ferramentas pedagógicas que organiza ideias por meio de palavras-chave, cores e imagens. Esses desenhos beneficiam o aprendizado e, consequentemente, aprimoram a produtividade estudantil e pessoal.
         Tanto para alunos como para professores, os mapas mentais são ferramentas pedagógicas preciosas, que estimulam uma nova percepção na maneira de ensinar e aprender, criando um ambiente propício a melhor compreensão e interpretação das ideias.
 
 
         Esses sistemas facilitadores das aprendizagens constituem importantes processos de análise, de compreensão, de ideias e conteúdos e contribuem para uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente aumento de eficácia nos seus resultados escolares. 
Resultado de imagem para IDEIA
Normalmente, quando o indivíduo é exposto a algo novo ele faz uso de basicamente duas premissas: comparação com aquilo que já conhece e, então, procede de forma a armazenar (memorização) o novo conhecimento ou tentar simplificar o novo conteúdo de forma a se adequar em outro já pré-existente.
  A partir dessas considerações, pode o docente imprimir sua habilidade de ensinar outras pessoas de maneira eficaz dependendo do hábito de aprender de forma   organizada que os alunos tenham. Essa organização deve ser tanto do docente, quanto do discente. É uma via onde ocorre a troca de experiências e o professor intermedia e conduz o processo de ensino-aprendizado.
 Os mapas mentais não se mostram apenas eficazes no ensino e memorização de procedimentos práticos para diversas tarefas mais ou menos complexas. Também são eficazes para a compreensão de matérias complexas que envolvam memorização, manipulação e relacionamento de conceitos.
Assim, o uso de mapas mentais faz com que a aprendizagem tenha uma nova conotação, passando de uma informação isolada para o estabelecimento de relações entre informações, ganhando significado cognitivo, lançando o conceito de aprendizagem significativa.
E ainda, no ensino superior, o uso de mapas mentais poderá proporcionar maior obtenção de objetivos, melhor compreensão do todo,  uma participação mais efetiva no processo transformador. Aguçará  a capacidade de investigar, buscar, analisar e sintetizar as informações possibilitando classificar e ordenar conceitos. E viabilizará a construção do conhecimento, que será externalizado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 





 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

 



 




 
 
 

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